Alimentação e Nutrição da Pele

A pele é o maior órgão do corpo; entre várias  funções, na manutenção da vida, podemos resumir que as mais importantes, é exercer a proteção e o isolamento de órgãos, músculos e ossos do corpo. A pele também equilibra a temperatura de 36’C do corpo, através da contração e relaxamento dos poros, usando especialmente a  transpiração, para expulsar o excesso de calor interno (em dias quentes e pelo movimento do exercício físico). A pele elimina toxinas (catabólitos) produzidas pelos tecidos. É formada por 2 camadas de células, a epiderme e a derme.

A pele exterioriza a vida e saúde de uma pessoa. Nos jovens, a pele expressasse pelo viço (brilho) e vitalidade; nos idosos, a pele se apresente sem vitalidade, enrugada  com alto grau de desidratação.

A pele, respira! A respiração pulmonar é importante. O oxigênio também é considerado nutriente da pele.

Quando avaliamos a nutrição e viço da pele, não levamos em consideração somente a alimentação e hidratação, mas especialmente como está o intestino delgado e grosso dessa pessoa.

Os intestinos são órgãos responsáveis,  pela digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos, compactação e eliminação dos resíduos alimentares.

Um local rico em bactérias, propício para a formação de toxinas, que quando não eliminadas, entram pela corrente sanguínea, agredindo órgãos internos e a própria pele.Vemos desta forma, erupções e alergias por exemplo. A pele é capaz de expurga toxinas do corpo através da transpiração, mas também de absorvê-las, por isso analisar todo produto químico, que se passa na pele.

A pele é um órgão, que também expressa a oscilação hormonal, que observamos nos adolescentes, com aparecimento das espinhas.

Um cardápio variado,  contendo  todos os grupos alimentares, crus e cozidos,  ricos em fibras solúveis e insolúveis, gorduras de boa qualidade, são a única fonte de nutrientes que chegam à nossa pele, sob a forma de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e gorduras. Esta é a nutrição de “dentro para fora”.

Não nos esqueçamos da água, preferencialmente de natureza alcalina, pH sempre acima de 7,0, em quantidade que variam entre 1,5 a 2,0 litros por dia, podendo chegar até mais de 2 litros, isso vai depender do quanto a pessoa transpira.

Muitas vitaminas tem função específica na qualidade e vitalidade da pele.

Vitamina C (ácido ascórbico) – tem papel importante na formação e manutenção do colágeno.

As vitaminas lipossolúveis, A,D,E, participam diretamente da saúde de todos os tecidos, internos e externos do corpo.

As vitaminas do complexo B, Tiamina(B1), Nicotinamida(B3), Ácido pantotênico (B5) Piridoxina (B6) por exemplo, dão equilíbrio a o metabolismo da pele.

Todas as vitaminas e minerais antioxidantes, no que se inclui o zinco, betacaroteno, selênio, vitaminas A,E atuam diretamente na pele, pois ela, sofre forte ação oxidação (produção de radicais livres) quando exposta a raios solares. Um bom mix de frutas, somado a cenoura/abóbora e folhas verdes, antes da praia, atuam como um grande protetor solar, ajudando a bronzear.

Não podemos nos esquecer dos óleos e gordura de boa qualidade, na alimentação. São insubstituíveis na sua função dentro do metabolismo. Importantíssimos na manutenção do viço(brilho) da pele, devem fazer parte da nossa alimentação sob a forma de óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de coco e abacate) e gorduras saturas (manteiga/gema de ovo), em quantidades  controladas.

O EPA, um componente dos óleos vegetais, age como potente anti inflamatório. Nós não fabricamos esse tipo de nutriente e precisa vir dessa fonte alimentar.

O iodo é outro nutriente que nossa pele utiliza para manutenção da vitalidade, não só a tiróide e a mama usam. A melhor fonte de iodo, deve ser dos sais minerais integrais, como é o caso do sal grosso/ sal marinho. Bata sal grosso no liquidificador e use-o no preparo das refeições; possui mais de 80 minerais .

A alimentação variada com 4 a 5 porções de frutas por dia, somado a 4 a 6 porções de legumes e verduras, cereais integrais, proteínas animais e vegetais, óleos e gorduras, englobam variedade de alimentos que devem compor a nossa dieta diária.

Fora o consumo de alimentos naturais e integrais, podemos fazer uso dos suplementos.

O MEL PRÓPOLIS E GELEIA REAL- tem potente ação imunológica (proteção) e cicatrizante, ideal para a pele.

OMEGA 3– Insubstituível na sua função natural o EPA (um componente do ômega 3) tem ação anti-inflamatória e ação local nos tecidos em geral. Estão presentes no óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de fígado de bacalhau, óleo de gérmen de trigo.

ALGAS MARINHAS: As algas foram as primeiras formas de vida que apareceram no globo terrestre. Elas concentram uma grande variedade de vitaminas, minerais e grande variedade de proteínas. Como suplemento de base para a alimentação e para a pele é muito importante Silício (cavalinha).

LACTOBACILOS: Os lactobacilos são microvidas que habitam em todos nossos tecidos úmidos (mucosas aquosas e serosas) e especialmente na pele. Hoje já temos isolados para suplementação, lactobacilos específicos para couro cabeludo( no tratamento de caspa) para dermatites, alergias, erupções, melasma, etc. Lactobacilos é vida da pele e saúde intestinal. Quando você toma lactobacilos, você melhora as funções digestivas e intestinais além de melhorar a pele. Todas as vezes que uma pessoa toma antibiótico e/ou anti inflamatório por mais de 7 dias, anticoncepcionais, remédios para pressão, deveriam tomar lactobacilos, para repor essas micro vidas, eliminadas por esse tipo de remédio.

 Agressões da pele.

A pele absorve todo produto a qual ela entra em contato.Nossa casa é uma fonte poderosa de toxinas para nosso corpo e para nossa pele. Desta forma, devemos nos proteger com luvas adequadas, antes de entrar em contato com cloro(alvejante de roupas), detergentes de pia, produtos multiuso de limpeza da casa, desinfetantes, etc. Tudo muito nocivo.

Não basta uma alimentação equilibrada, bastante água, mas efetivamente, precisamos nos afastar de possíveis agressores da pele.

Denise A. Nogueira – Nutricionista CRN  605

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